Santuário Nacional - Thiago Leon

Aparecida

Santuário Nacional

O maior centro de evangelização católica do Brasil é um espelho da devoção popular brasileira e estrangeira pela Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Para acolher 12 milhões de peregrinos por ano, o Santuário Nacional oferece aos devotos área superior a 1,3 milhão de metros quadrados, com quase 143 mil m2 de área construída.

Basílica Velha - Thiago Leon

Aparecida

Basílica Velha

Após o encontro, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida peregrinou, entre 1717 a 1732, nas paragens do Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguaçu, custodiada nas casas dos pescadores. Com o aumento da devoção, Padre José Alves Vilela, então vigário de Guaratinguetá, providenciou a aprovação da construção do primeiro templo em louvor à Mãe Aparecida. A primeira igreja foi construída em 1745, no Morro dos Coqueiros, hoje Praça Nossa Senhora Aparecida, que acolheu multidões durante 145 anos (1745 a 1888). Era de taipa e pilão.

Porto Itaguaçu - Thiago Leon

Aparecida

Porto Itaguaçu

Marca o local onde a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, em 1717, no Rio Paraíba do Sul. Possui área de 129.337m2 e um serviço de barco para passeio pelo rio.

Morro do Cruzeiro - Thiago Leon

Aparecida

Morro do Cruzeiro

Foi inaugurado em 1948 e remodelado no ano 2000, em comemoração aos 500 anos de evangelização no Brasil. Com uma área de 2.210m2 , possui 685m de altitude, 900m de extensão e 87m de altura. Painéis em cimento do artista Adélio Sarro representam as 14 estações da Via Sacra. O cruzeiro, obra do artista Claudio Pastro, moldado em aço, pesa 25 toneladas e possui 23m de altura, localizado em cima do Mirante do Cruzeiro, torre com 30m de altura. A Via Sacra da Sexta-feira da Paixão, às 5h, reúne mais de 5 mil pessoas.

Caminho do Rosário - Thiago Leon

Aparecida

Caminho do Rosário

O Caminho do Rosário une a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu, local do encontro da Imagem de Aparecida, em 1717. Todo o percurso é composto de 20 cenários, com um total em 128 esculturas criadas pelos artistas paraguaios Blas e Angela Servín, apresentando os quatro Mistérios do Rosário, oferecendo ao devoto uma experiência de museu a céu aberto.

Santuário Frei Galvão - Thiago Leon

Guaratinguetá

Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão

Criado canonicamente em dezembro de 2010, o Santuário de Frei Galvão é o primeiro no Brasil dedicado ao 1º Santo brasileiro. Localizado no Jardim do Vale, o local recebe peregrinos do Brasil inteiro e atualmente passa por um processo de ampliação.